SPRINGFIELD X ROOTS STUDIO

28 ABRIL 2023

Uma coleção cápsula que valoriza o talento de artesãos provenientes de comunidade indígenas da Índia, criada em colaboração com o Roots Studio que digitaliza o trabalho destes artistas, cedendo os seus direitos e protegendo, assim, o seu legado.

A Springfield prepara-se para o verão com o lançamento de uma das coleções mais especiais da temporada, Springfield x Roots Studio. Uma coleção concretizada em parceria com o Roots Studio, empresa que une culturas indígenas ao mundo da moda, trabalhando para preservar a suas tradições e proteger o seu património cultural. Durante quase uma década, o Roots Studio construiu relacionamentos sólidos com comunidades em todo o mundo e tem incluído a criatividade dos povos indígenas da Ásia, África e América Latina na moda.

Roots ajuda os artistas a digitalizarem a sua arte, armazenando-a num banco de imagens que fica disponível para as marcas utilizarem, pagando pelas suas obras. Deste modo, o Roots Studio protege a propriedade intelectual e garante que o uso das imagens é adequado.

A COLABORAÇÃO COM O ROOTS STUDIO

A colaboração entre o Roots Studio e a Springfield é revelada agora, mas o desenvolvimento da coleção começou muito antes. Há alguns meses, a Springfield viajou para a Índia de câmara na mão para conhecer o trabalho e know-how dos artesãos, e documentar com detalhe o que inspira os padrões hoje apresentados nas lojas em mais de 60 países.

Durante a viagem, a equipa viveu uma experiência imersiva, contactando com mais de 40 artistas, alguns deles autores dos padrões da coleção.

A COLEÇÃO

Springfield x Roots Studio é uma coleção para homem e mulher, e além da história de cada padrão, destaca-se pela sua vasta mistura de cores, espírito étnico e festival.

A pequena coleção feminina é cheia de personalidade, composta por três vestidos e dois macacões. Vestidos midi de algodão com estampados all over que colocam no centro os verdadeiros protagonistas da campanha, com detalhes como decotes em V e costas abertas com laço. Os macacões em algodão com corpo favo de mel em tons de verde abraçam e valorizam a silhueta, e as costas em renda destacam-se no modelo azul.

A coleção masculina é composta por t-shirts com detalhes gráficos à frente e nas costas, e por camisas impressas com os designs exclusivos – muitos deles criados recorrendo à técnica de pontilhismo que se baseia em pintar pontos em acrílico sobre tela com diferentes cores, cada uma com um significado. Esta e outras técnicas cumprem a função de oferenda ao deus Bada-Dev, criador de tudo que os rodeia.