Coleção Rosa Park

03 MAIO 2023

SOBRE

29 Days é a primeira de uma série de coleções de gravuras criadas pela Zara Home, apresentando uma curadoria de 13 fotografias. Cada gravura é numerada à mão e limitada a uma edição de 150, e impressa com tintas perduráveis em papel baritado. A escala íntima das impressões permite serem admiradas num ambiente doméstico, num sofisticado estojo exclusivo.

Os artistas foram mantidos anónimos, para permitir que as obras sejam plenamente apreciadas pelo seu próprio mérito. Ao invocar a surpresa de descobrir uma pintura não assinada num mercado, as obras podem ser apreciadas e estimadas pelo que são, em vez da sua proveniência ou outra associação externa.

A fotografia foi intencionalmente eleita como o suporte da primeira coleção devido ao seu apelo contemporâneo, acessível e democrático. 

Como parte da coleção de gravuras, a Zara Home lança três estilos de moldura, oferecendo a oportunidade de pendurar um trabalho completo em casa. As molduras de madeira escura apresentam designs em bisel, degrau e canelado, e vêm com um passe-partout esbranquiçado.

A coleção

29 Days foi selecionada para a Zara Home por Rosa Park, a editora fundadora da revista Cereal e diretora da Francis Gallery. As fotos da coleção, cujo nome faz referência à duração de um ciclo lunar, foram cuidadosamente consideradas pela sua capacidade de comunicar os valores de tranquilidade, suavidade, introspeção e observação.

O trabalho intitulado “Here” desenvolve-se em torno de um cobertor escarlate disposto sobre uma cadeira, suavizando as suas arestas rígidas, sugerindo um momento de repouso, com a sua cor ousada a fazer lembrar as pinturas antigas dos mestres holandeses.
“Fifty five” mostra um carro coberto por uma capa de proteção, parado, aguardando a próxima saída. Noutras fotografias, formas orgânicas aparecem em flores e formações rochosas, e formas lunares arredondadas são percetíveis em mesas de madeira, um ornamento de vidro, e o sol ao entardecer, por cima das ondas de um horizonte de paisagem marítima.

ROSA PARK

Rosa Park é a editora fundadora da revista Cereal e a diretora da Francis Gallery, que apresenta trabalhos de artistas internacionais emergentes e estabelecidos. Park reside entre Los Angeles, CA e Bath, Reino Unido, e passou mais de uma década a trabalhar com fotógrafos e artistas de renome de todo o mundo. Esta polaridade aperfeiçoou o seu olho curatorial para reunir trabalhos que permitem conexões emocionais poderosas. 

Na curadoria de 29 Days para a Zara Home, Park baseia-se nestas experiências para apresentar uma coleção marcadamente emotiva, fortalecida com um sentido da presença humana mesmo quando não se vê, uma agitação de emoções na tranquilidade de uma cena, e na possibilidade entre o presente capturado na imagem e o que pode acontecer a seguir.