Este site utiliza cookies, com o objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Aceito
Saiba mais

Peças tie-dye: como fazer e como usar

Veja as nossas sugestões

Galeria ({{imgCount}})
Vídeo
ver mais

O verão pede cores vivas e padrões fortes, e não há nada como uma bela peça tie-dye para dar um toque vibrante aos seus outfits. A melhor parte é que pode criar as suas peças tie-dye completamente únicas em casa. O que é tie-dye? Não sabe como usar? Continue a ler!


O tie-dye tem centenas de anos de história, mas foi apenas nos anos 60, nos Estados Unidos da América, que o estampado começou a ganhar mais popularidade, como uma forma de auto-expressão que a comunidade hippie usava para rejeitar as normas sociais que eram impostas à sociedade. Ao longo dos anos, este simbolismo foi se perdendo e hoje, o tie-dye é uma das maiores tendências de moda, entre hippies e não só. Se não tem nenhuma peça tie-dye no seu armário, o artigo de hoje é para si. Aprenda como fazer e usar estas peças coloridas!

Como fazer uma t-shirt tie-dye em 8 passos?

Para fazer a sua t-shirt tie-dye, vai precisar de:
- Uma t-shirt de algodão;
- Luvas de plástico;
- Água com sabão;
- Carbonato de sódio;
- Um balde por cada cor;
- Tintas de tie-dye para tecido;
- Elásticos;
- Sacos de plástico que consiga fechar.

Se tiver um jardim ou uma varanda, faça este projeto DIY (Do it yourself = faça você mesmo) lá fora, para que seja mais fácil limpar tudo no final. Se não, escolha uma área dentro de casa e lembre-se de cobrir tudo com sacos do lixo, para proteger, da tinta, o chão e qualquer mobília.

Passo 1: Lave a t-shirt em água quente;

Passo 2: Escolha a técnica de tie-dye que quer experimentar e use os elásticos para amarrar a t-shirt. Para cada técnica, existe uma maneira diferente de amarrar a peça e aplicar os elásticos - pode aprender tudo neste website;

Passo 3: Calce as luvas e coloque a peça num balde de água com carbonato de sódio, deixando-a repousar durante 20 minutos;

Passo 4: Prepare as tintas nos diferentes baldes (irá encontrar instruções acerca deste passo nas embalagens das tintas);

Passo 5: Aplique diferentes cores em diferentes secções da t-shirt, evitando ao máximo misturar os tons. Para maior precisão, pode usar uma garrafa de esguicho, em vez dos baldes;

Passo 6: Sem tirar os elásticos, coloque a t-shirt num de plástico, feche-o e deixe a t-shirt secar durante cerca de 8 horas;

Passo 7: Retire os elásticos enquanto enxagua a t-shirt em água quente.

Passo 8: Lave a t-shirt em água quente (só a t-shirt - se colocar outras peças na máquina, o mais provável é que a tinta passe para elas também) e deixe-a secar ao ar livre.

3 sugestões de outfits com uma peça tie-dye

Agora que sabe como fazer uma peça tie-dye, é altura de aprender com o que a pode combinar. E como sabemos que nem toda a gente é fã de (ou tem tempo para) um projeto DIY destes, sugerimos também algumas lojas onde pode encontrar belos estampados tie-dye!

1. Para um passeio de fim de semana: Com um top branco e imensos acessórios

As nossas sugestões: Calças à boca de sino da Virgencita, crop top branco da Stradivarius, brincos e anéis da Mango e colar da Just For Her.

2. Para a praia: Com calções de ganga e sandálias

As nossas sugestões: T-shirt tie-dye feita em casa, calções de ganga e sandálias da Bershka. E porque não um double tie-dye com este biquíni da Brownie?

3. Para um almoço em família: Com um chapéu e botins

As nossas sugestões: Vestido tie-dye feito em casa, chapéu da Stradivarius e botins da Zara.

Com as suas criações tie-dye e as nossas três sugestões, os seus conjuntos de verão vão ser completamente únicos e 100% fashion. E agora, hora de ir às compras. Até já!